segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

VIAGEM NO TEMPO

(Felipe)

Nosso antepenúltimo fim de semana tinha tudo pra ser um findi normal, mas depois da chegada da Lys e do Iago normal passou a ser um conceito muito relativo. No domingo eles fariam 2 meses de vida, parece pouco, mas como cada dia com eles tem umas 48 horas… Como tinha amistoso do Mengão na Globo resolvemos unir o útil ao muito agradável e chamamos uns poucos amigos pro mesversário dos gostosinhos, enquanto a TV da sala estaria ligada na peleja contra a Gambazada. Aliás, temos um “problema” pela frente. Agora com casa cheia fica cada vez mais complicado fazer aqueles convites gerais, chamando todo mundo pros mesversários desse primeiro ano de vida deles. Como felizmente temos muita gente pra chamar, melhor isso do que não ter ninguém, certamente teremos que fazer um rodízio de amigos mês a mês.

Bom, mas para fazer a festa completa, no sábado anterior fomos, eu e o Caio, visitar a loja do Mengão para comprar as vestimentas, as primeiras, dos mais novos rubro-negros da casa. Aliás, diga-se, nada melhor do que nascer e já ter alguém para fazer as escolhas certas por você. Nem todo mundo tem essa sorte.

É claro que isso tem um preço, e como sair com o Caio também não é nada trivial, levamos mais tempo escolhendo um presente para ele do que vendo as roupinhas dos irmãos. Depois de muita luta o convenci a pegar um jogo de botão, em uma caixa que vinha, olha que coincidência!, Flamengo e Corinthians. Era certamente a coisa útil mais barata que dava pra levar da loja, mesmo o Pingo tendo só 3 aninhos. Ele ficou feliz com o presente, mas o que ele queria mesmo era uma camisa de goleiro do Felipe, verde, linda!, exatamente do tamanho dele. Até cogitei comprar, mas seria injusto com os irmãos, já que ela sozinha custava mais do que o dobro do presente dos dois, razão pela qual estávamos lá.

Prego batido, ponta virada, tomamos o rumo de casa pra mostrar à mamãe Syl nossa idéia genial. Sim, pra ela, até então, havíamos saído apenas para cortar o cabelo, o que efetivamente fizemos. Vale o registro, foi a primeira vez que saímos juntos, só eu e o Pingo, pra cortar a cabeleira. Primeiro ele, sentado no meu colo, enquanto o Gabriel, nosso cortador de cabelos a preços justos, dava uma aparada bem de leve naquele mar de caixinhos loirinhos. Depois o papai, dando uma guaribada no moicano, enquanto ele se divertia com os joguinhos do meu celular, que medo! Pior é que as vezes levamos um tempo pra reverter os celulares da casa ao seu estado original depois de passarem pela mão dele. O Caio inventa umas teclas de atalho que nem o pessoal da Android deve saber que existe.

De volta pra casa, mamãe surpreendida, nossa história começa pra valer. Acho que não preciso dizer que a primeira coisa que fizemos ao chegar foi abrir o jogo de botão, seria ululantemente óbvio. Eu só não tinha a menor idéia que aquela caixa remexeria em tantas memórias e sentimentos, uma viagem no tempo.

Voltar a pegar em um jogo de botão depois de tantos anos, só que dessa vez com seu filho, foi, a um só tempo, singelo e intenso. Ensiná-lo como se joga, as regras, como colocar os jogadores no campo, a função da palheta, ver a alegria dele ao fazer um gol, putz!, sem palavras.

O mais louco de tudo é que eu tava ali com ele, curtindo cada segundo, mas minha cabeça estava a mil, revirando todas as memórias em busca do momento em que eu sentei pela primeira vez com meu velho, seu Anchieta, pra jogar botão. Que loucura! Um mar de lembranças veio à tona, os botões que eu tive, os confrontos com meu primo, meu Xalingão, a mesa de futebol de botão que eu namorava sempre que ia à loja de brinquedos do Iguatemi, os botões de osso dos quais meu velho sempre falava – mas que eu nunca vi -, minha invencibilidade (isso, não perco há décadas!). Nossa, quanta coisa.

Cada lembrança dessa rende uma história, um dia, quem sabe, elas ganham vida no papel. Mas pra mim, desse turbilhão emocional, ficou claro que o desejo todo de brincar com o Caio não é só amor ou vontade de estar com ele, é também um pouco de retribuição ao carinho e dedicação que meus pais sempre tiveram comigo. Fui uma criança feliz, brinquei muito e aproveitei cada segundo da minha infância. Sempre sonhei bastante e pude ter boa parte deles realizada e tenho certeza que isso se reflete em mim, pelo menos na parte boa…rs

É exatamente isso que eu quero pro Caio, pra ele e pros irmãos, claro. Que eles sejam crianças felizes, intensas, e cresçam adultos leves, livres de culpa. A diferença é que daqui a algumas décadas, quando ele sentar com meu neto pra jogar botão pela primeira vez e também fazer sua viagem no tempo, ele vai ter essa foto, e vai sorrir, e vai chorar!

 

(Felipe)

domingo, 29 de janeiro de 2012

SOBRE PAIS E FILHOS

(Felipe) 

Há tempos a Syl me pede para escrever sobre os gêmeos, o Caio e a paternidade, ou algo parecido com isso. Não penso que seria difícil fazê-lo, não o é, tenho certeza, mas é praticamente impossível sintetizar isso em um único texto.

Esse último ano foi sentimentalmente bem intenso pra gente, e por gente entendam eu, a Syl e o Caio, porém os últimos 2 meses foram também fisicamente intensos, principalmente pra Syl, já que eu tenho um suspiro todo dia no trabalho. Bom, mas estaria mentindo se escrevesse aqui que imaginava que seria muito trabalhoso, sempre pensei que iria ser tranquilo, como está sendo, e que daríamos conta de tudo sozinhos, como estamos dando. Em nenhum momento, desde que a médica nos disse que teríamos gêmeos e não apenas mais 1 filho, achei que as coisas seriam diferentes do que estão sendo. Só não imaginava que a Lys e o Iago, a quem eu chamava de gostosinhos, seriam realmente tão gostosinhos.

Engraçado que quando olho para trás e observo a infinidade de caminhos distintos que poderia ter tomado, os quais me levariam a destinos que, não fossem necessariamente ruins, seriam necessariamente diferentes, me sinto cada vez mais grato às escolhas que fiz ou que me fizeram crer que eu teria feito. Cada ciência retrata isso de uma forma distinta. Fosse na matemática diria que minha vida é uma função com um ótimo absoluto, na economia eu estaria em equilíbrio estável, o que, na singularidade da linguagem popular, significa só que sou um cara feliz, muito feliz.

Tivesse eu feito arquitetura em vez de engenharia, tivesse largado esse mesma engenharia em vez da administração, tivesse escolhido trabalhar em vez de fazer um mestrado, tivesse escolhido o IME em vez da COPPE, tivesse ficado em São Carlos com meus melhores amigos em vez de encarar o Rio de Janeiro sozinho, nenhuma escolha, nenhum caminho diferente, nada, nada disso me deixaria ligado às 4 pessoas que me cercam hoje, que são, que coisa!, exatamente as pessoas que, não tenho nenhuma dúvida, eu sempre quis à minha volta, mesmo antes de conhecê-las.

O mais legal de tudo isso, porém, não é olhar pra trás e celebrar as escolhas que não fiz, é olhar pra frente sabendo que nossa vida em família está só começando, mesmo caminhando para 9 anos de casado e 13 de namoro. Pensar que nos próximos 3 anos nós podemos viver com o Iago e a Lys a mesma experiência surreal que vivemos com o Caio, melhor, ampliada pelas zilhões de coisas novas que ele vai continuar aprontando enquanto os gostosinhos crescem, é combustível suficiente para atenuar toda renúncia que vem junto com a missão de ser pai.

Pra alguém vaidoso como eu renunciar a mim mesmo não seria fácil, mas depois que você vê aquele ser humanozinho crescendo sob seus cuidados e descobre que o que você entendia por gostar de alguém é só algum sentimento muito parecido com gostar de alguém, tudo fica mais claro. Todas as minhas prioridades de vida deixaram automaticamente de fazer sentido, porque, a partir dali, sua vida passa a ter um novo sentido.

Eu então, que passei minha infância/adolescência sobre influência direta do Peter Parker, do Bruce Wayne, do Norrin Radd, entre outros tantos heróis, e que cresci achando que um dia, por que não, eu acordaria e descobriria meus super poderes, esperei bons anos para saber quais seriam, de fato, meus poderes e com eles qual seria, enfim, minha grande responsabilidade. Para quem passou a vida querendo ser o melhor goleiro de todos, ou o mais inteligente, mais legal, hoje fico feliz de ser o melhor goleiro que eu possa ser, o mais inteligente que eu possa ser, ou ainda o mais legal que eu possa ser.

Só tem uma coisa que permanece viva da minha outrora forma grandiloquente de ser, quero ser o melhor pai do mundo pro Caio, pra Lys e pro Iago. Com eles percebi que tenho sim, super poderes, sou finalmente o super-herói que tanto sonhei ser, e isso tudo sem precisar de alter ego, sem nenhuma fantasia transada ou máscara da moda, sem saber voar, soltar teias ou pular por cima de montanhas.

Basta ser pai.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Boletim 9 - Recadinho Especial


Não fosse o recadinho que Deus me mandou durante a noite, eu teria pirado hoje de manhã. 

A Maria, que me ajuda aqui em casa, faltou. Ligou as 8h da manhã dizendo que estava passando mal e mandaria uma substituta. 
Ontem, eu tive pra mim, 15 minutinhos de internet, 10' de banho, 40 minutos na hora do almoço, e mais 30' no lanche da noite. Fora isso meu tempo era dedicado para um (ou mais ) dos meus filhos. A Maria só conseguiu fazer o almoço ao meio dia, antes disso, estava me ajudando com os bebês. 
Os tiquinhos estão crescendo e não querem mais saber de dormir durante o dia não. Querem ficar acordados, observando tudo, rindo, mamando e se possível, no colinho!
Como não dá pra atender os dois ao mesmo tempo sempre, o segredo é ter paciência. 

E foi exatamente esse o recado que Deus me deu essa madrugada. Os bebês foram dormir as 22h. O primeiro chorinho do Iago com fome foi as 4h40 da manhã. Quando vi esse horário no relógio nem acreditei! Dormiram mais de 7 horas seguidas! Alimentei-o com toda calma e paciência do mundo, o tempo que ele quis, coloquei-o para dormir, acordei a Lys (que também deveria estar com fome), e fiz a mesma coisa. Olhei no relógio de novo e eram 3h20 da madrugada. Fui em todos os relógio da casa e era 3h20 da manhã mesmo! Ou seja, devo ter acordado, umas 2 da manhã (talvez 1h40?) e não as 4h40. E se eu tivesse visto o horário certo, provavelmente eu não teria a mesma tranquilidade para alimentá-los. Eu levantaria cansada, mas ao contrário, eu levantei super disposta. A nossa mente definitivamente domina o no nosso corpo. 

E é esse recadinho que está me permitindo passar o dia de hoje, só com os 2. Basta ter paciência e tranquilidade, que o corpo obedece e os bebês também. 

Tá certo, que quando a substituta chegou com um perfume forrrrrrrrrrrrrrte perguntando como é que liga o fogão eu entrei em pânico... Mas já passou... 
Mas mesmo assim, preciso de uma babá!

Bjs, 

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Boletim 8 - Dois meses com os tiquinhos!

Tem sensações que só quem teve um bebê recém-nascido sabe como é. Primeira sensação que é impagável é a primeira mamada dele. É como você ganhasse um beijinho do seu bebezinho e ele estivesse falando "oi mamãe, cheguei". A segunda é quando você acorda de madrugada assustada com um chorinho, pega seu bebê no colo e ele dá um mega sorriso banguela pra você. Acaba o sono e todo o desconforto de acordar no meio da noite. Essa semana pude relembrar outro carinho proporcionado pelos meus bebês que já tinha esquecido como é bom. É aquela mini-mãozinha fria nas suas costas, como se estivesse te abraçando enquanto mama. Nossa, é o abraço mais gostoso do mundo!

Meus bebês essa semana completaram 2 meses de vida e crescem rápido como um foguete. Lys já está com 4kg e 54cm. Já saiu da curva do baixo peso. Iago está com 5kg e 57cm. Cresceram mais de 1 kg no último mês. Leite super poderoso dessa mãe. Além disso, estão se desenvolvendo super bem. A pediatra disse que agora que completaram 2 meses eles já podem passear, mas sem contato com outras crianças. Então vamos aproveitar muito, porque a mamãe aqui tá doida pra sair de casa. Essa semana tem muitas festas pra gente ir. 

Outra permissão da pediatra que muito me agradou, foi ela ter liberado eles para dormirem o quanto quiserem. Não vejo a hora deles dormirem a noite toda! Ou pelo menos dormirem direto entre meia noite e seis da manhã. Era duro quando eles estão dormindo de madrugada e tenho que acordá-los só porque estavam a 4h sem mamar...  Eles já estão bem mais comportadinhos durante a noite. Claro que tem noites que eles, principalmente a Lys, gostam de ficar acordado. Mas numa semana de 7 dias isso acontece em 2 ou 3. Tá bom né? Outra coisa que quase não acontece mais é eles acordarem os dois ao mesmo tempo. Eu e Felipe estamos num esquema que está show de bola. Ele cuida dos meninos na primeira parte da noite (de 21h a 24h) e eu cuido no outra parte. Quando eu consigo dormir no começo da noite, eu fico  cheia de energia para aguentar a madrugada. A cada dia percebo que o cansaço de cuidar de recém-nascido vai diminuindo. Aí, é só ir me preparando para o cansaço das próximas fases...

Sylvia


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Férias acabando!

Olá pessoal,

Estão com saudades dos meus posts? É que eu estou de férias, e tanta coisa pra fazer que nem tenho tempo de contar as novidades.

Já fiz um montão de coisas nas férias que estão quase acabando...

Passei um dia na casa da dinda no Rio de Janeiro. Brinquei na piscina com a vovó e me diverti muitão com a minha prima e o vovô. Tia Fabi também foi me ver. Sucesso total! No final do dia voltei pro aeroporto encontrar com o papai que tb foi para o Rio só que pra trabalhar.



Também fui pra colônia de férias do Teatro Mapati. Foi divertido e no final da semana ainda apresentamos uma peça. A gente tinha que falar "Sai Preguiça". Voltei com o rosto pintado de homem aranha todos os dias! 



Até que eu curti de montão as aulas de teatro, mas o que me deixa feliz é a Academia de Super Heróis!
Tenho aula de judo, natação, ginástica e é claro, muitas brincadeiras! É muito divertido!!!



Ah, esqueci de outra novidade das férias: aprendi a andar de bicicleta! 
Massa!!! Curte aí!
Caio





quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Boletim 7 - Um ajudante especial

Vou começar o boletim informando que ficaria feliz se um dos meus filhos fosse médico. Não sou daquelas pessoas que acham que ter filho médico é motivo de orgulho. Vou ficar orgulhosa de qualquer* profissão que eles escolherem, mas é que ter um médico na família é muito bom. Tem horas que vc tem umas dúvidas bobas e não tem coragem de ligar pro médico pra perguntar uma besteira, o que vc faz? Liga pro médico da sua família. E quando o médico da sua família é a sua irmã, melhor ainda. Se for pediatra então, vixe... Então deixa eu agradecer a minha irmã, por ela ter escolhido a pediatria e desejar que meus filhos também tenham essa sorte.

A semana aqui começou com mais um bebê em casa. O Caio arrumou um filho pra ele! É o homem aranhazinho. Troca fraldas (de verdade), bota pra dormir (no berço ou carrinho dos gêmeos). Tentou dar leite pra ele, mas como eu morri de rir, ele ficou constrangido e agora pede para eu dar o leite pro bebe. É muito engraçado. É claro que também quer cuidar dos irmãos. Dar banho nos bebês com ele em casa é certo de que vai me ajudar! Isso quando ele não pede para eu ser a "ajudanta"  dele.  Fico imaginando se fosse menina, eu não ia fazer nada!  O ciúme e as "doenças" já passaram. Agora ele só quer que eles cresçam rápido!



Também fizemos uma aventura no fim de semana. Fomos passear no shopping. A ideia era sair cedo de casa para não pegar o shopping cheio. Mas na casa onde se arrumar rapidinho levava 30 minutos, agora, leva quase 2 horas, foi impossível chegar cedo. Isso sem contar o trajeto casa carro que deve ser feito em várias viagens levando um mundo de coisas. Isso para passear por 50 minutos num shopping. Fico imaginando como será nossa primeira viagem. Tem que ficar ligada para não acontecer igual ao filme "Esqueceram de Mim" e com tanta coisa para carregar não esquecer do principal. Espero que nunca aconteça isso por aqui, mas nas condições atuais, é perfeitamente possível... 

Agora no shopping, os tiquinhos foram os centros das atenções. Impressionante como impressiona (rs)! Todo mundo quer dar aquela espiadinha nos meus BBBs (bebês de Brasília). Até foto de celular uma menininha de uns 8 anos tirou deles (acho q só conseguiu tirar foto do carrinho mesmo). Mini-celebridades! E o Caio adora! Quer empurrar o carrinho deles sozinho. E os comentários são ótimos: "são dois, e ainda tem mais um!" . Fora as pessoas caras-de-pau que colocam a cara dentro do carrinho pra ver e aquelas que param fazem aquelas perguntas clássicas e ainda dizem que eu não devia levá-los ao shopping (para não ser abordados por pessoas inconvenientes como ela). Mas a energia positiva é muito maior que a negativa, então tá valendo!

Bom, segue mais fotinhas dos meus tiquinhos antes deles completarem 2 meses!






Sylvia

Boletim 6 - Natal e Ano Novo!

Olá!

O ano começou com um lindo sorriso dos meus tiquinhos! Só que ainda não consegui fotografar :(
Sorrisinhos revigorantes para quem está super mega cansada. Caio está de férias, e mesmo fazendo atividades fora de casa de tarde, passar a manhã e as noites com os 3 não é mole. Tem que ter muita energia, ainda mais agora que os pequenininhos passam mais tempo acordados. 

Nosso Natal e Ano Novo foram especiais! Apesar desse ano a gente não ter ido nem pro Rio nem pra Fortaleza, curtimos muito uns aos outros. O Caio só ficou decepcionado porque não viu o Papai Noel. Depois de abrir todos os presentes, falou: "agora vamos esperar o Papai Noel chegar... "
A meia noite de 31 para primeiro só estavam acordados eu, Felipe e Lys. A Lys é super da noite. Em compensação, bem cedinho os dois menininhos já estavam acordados.   Nem consegui ligar ou responder mensagens dos amigos e familiares. Me perdoem, viu!

Nossa Família

esperando o Papai Noel


Também não tive tempo de organizar as fotos. Mas separei algumas fotos do Natal para quem ainda não viu no facebook. Assim que tiver um tempinho (acho que semana que vem quando voltar as aulas do Caio) eu separo mais fotos e conto as outras gracinhas do Pinguinho e dos Tiquinhos da mamãe. 

Beijos e um ótimo 2012!


Boletim 5 - Semana de comemorações

Essa semana que passou comemoramos 1 mês com nossos baixinhos e 3 anos com nosso gigante de 1 metro de altura. 
A comemoração foi um sucesso com direito a bolo e vela para o aniversariante. Convidados só a turma aqui de casa mesmo (que já é um montão de gente!).



Mas o Caio ainda ganhou mais um bolo para assoprar vela na confraternização de fim de ano dos cearenses de Brasília. Os bebês se comportaram super bem no churrasco, e o grande desafio foi o deslocamento da turma e suas bagagens para o local: 2 carrinhos de bebê, 2 bebês conforto, 3 bolsas grandes com roupas, panos e fraldas, 1 mochila com coisinhas do Caio, saco de presentes, 1 bolo. A minha bolsa? esqueci em casa! Mas deu tudo certo, com o tempo vamos pegando prática e daqui a pouco eles já ficarão no carrinho duplo, e basta 1 carrinho ao invés de dois. 

Também fomos ao pediatra. Eles continuam crescendo e engordando bem. Por enquanto, nada de complemento. Só leite materno. Iago continua muito maior que a Lys. Acho que ela não vai alcançar ele nunca mais. 
Em compensação, ela já está bem menos molinha que ele. Tá desenvolvendo bem mais rápido. Mulheres são mais espertas mesmo!
E as diferenças não param por ai:
- Iago mama em 2 sessões de 5 minutos cada. Com força, chega a engasgar! Lys mama umas 4 ou 5 sessões de 5 minutinhos. Bem delicada. Uma lady. 
- Ele já está quase aceitando a chupeta, ela nem pensar!
- Apesar da mesma alimentação, ele faz coco amarelo e o dela é esverdeado. Organismos diferentes mesmo.
- Quando quer alguma coisa, ela abre o berreiro. Grita pra valer. Ele como bom cavalheiro, avisa calmamente que precisa de algo. Mas se demorar muito, ele sabe imitar a irmã. 
Ele não acorda com o choro dela. Ela acorda com o choro dele. Instinto feminino!
Mas a principal diferença é no guarda roupa. A Lys tem MUITO, mas MUITO mais sapatinhos/meinhas que o Iago. 



E para todos, um NATAL muito ESPECIAL! Abracem muito, riam bastante, comam moderadamente, e sejam felizes como nunca!

Sylvia