quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Primeiro Boletim com Lys e Iago - Semana 1

Ontem meus pequenininhos completam 1 semana! Uma semana de muitas emoções, surpresas e alegrias!
De fato, ser mãe de segunda viagem é muito mais tranquilo do que na primeira vez. E ter dois recém-nascidos para cuidar não é trabalho dobrado... Se pudesse quantificar diria que é 1,6 vezes mais trabalho...

Pré Parto
O parto estava marcado para o dia 15 de novembro às 7h. No dia 14 o pessoal do hospital me ligou confirmando a cirurgia e me pedindo para chegar com 2h de antecedência. Na tarde do dia 14 a secretaria do Dr. Jorge me liga informando que meu parto não poderá ser feito dia 15 porque o hospital estava sem vaga na UTI neonatal. Perguntou se eu poderia fazer em outro hospital ou se eu poderia deixar para o dia 16. Disse que ia ver com a Amil onde mais poderia fazer o parto. E ela ficou de ligar pro Hospital Brasilia pra saber a previsão de vaga na UTI. As18h ela me disse que não tinha conseguido falar com o hospital e que o Dr. Jorge me ligaria no dia 15 para combinar qualquer coisa. Liguei pra Amil para saber se nesses casos eles autorizariam eu ter os bebês num hospital fora do plano que tenha disponível 2 leitos na UTIneonal. Véspera do parto, ouvi "vc faz o parto no hospital do seu plano e, se os bebês precisarem, eles serão transferidos para um hospital com utineonatal". Já estamos trocando de plano de saúde! 
De noite, o Dr. Jorge me ligou disse para eu ficar ligando para o hospital no dia seguinte e assim que tivesse os leitos disponíveis que eu corresse pra lá. Na manhã do dia 15, liguei para um monte de hospitais de Brasilia para saber se aceita meu plano (a lista que a amil me deu não tinha nem o hospital brasília) e se tinha 2 vagas na Uti. Quando liguei pro Hospital Brasília, a médica de lá falou: "vai ter 2 vagas agora de tarde, mas tem outros gêmeos na frente" - susto - "os gemeos do dr. sasaki". São os meus, gritei de felicidade!  Logo depois Dr. Jorge ligou confirmou o parto para as 14h!

Parto
Achei que cesária fosse super rápida e tranquila como a do Caio, mas essa foi punk. Demorou horrores e senti (sem dor, claro) os médicos me revirarem toda. A Lys nasceu primeiro como previsto e abriu o maior berreiro. E eles trouxeram ela pra mim - super emocionante. No Caio não teve isso. Depois fiquei esperando mais uns 15 minutos (que na verdade foram só 2) o iago nascer. Ouvi só uns gemidinhos e nem me mostraram. Só vi o Felipe saindo correndo atrás dele. Fiquei preocupada, apesar do anestesista ter me dado parabéns! Depois volta o Felipe na sala perguntando sobre uns exames e é claro eu não sabia responder.Só perguntei "tá tudo bem?". Foi qdo tive notícias do meu pequeno príncipe. Ah, o Dr. Jorge respondeu as perguntas que o pediatra fez para o Felipe. 
Aos poucos, a sala de parto que estava lotada foi esvaziando esvaziando, até que me levaram pra sala de recuperação. Vi e amamentei meus caçulas pela primeira vez. Como eu era a única paciente na sala (os partos estavam bloqueados por falta de vaga na uti) o Felipe ficou boa parte do tempo comigo lá.  
Ah, no dia 11/11/11 tiveram 23 partos, todos agendados, no Hospital Brasília. Fico imaginando o caos...

Dias no Hospital
Fiquei lá dois dias. A tarde/noite do dia 15 fiquei praticamente deitada na cama, morrendo de inveja do Felipe que trocou roupinhas, fraldinhas, pegava no colinho... Minha única tarefa era amamentar. Nesse dia, amamente só a Lys porque no primeiro teste de glicose, o Iago ficou com nota baixa, e deram complemento pra ele. Ficou tão cheio que dormiu horas seguidas, e é claro não quis mamar. Resultado, teve que tomar complemento de novo... Fiquei bolada, porque ele tinha mamado na sala de recuperação e eu sabia que ele sabia sugar. Mas enquanto estivessem dando complemento, ele não pegaria o peito. A primeira noite foi bem tranquila. Iago não chora por nada, e dorme pra caramba. E a Lys, quando está com fome, abre o maior berreiro.  A meta do segundo dia era fazer o Iago mamar, e não deixar a glicose dele baixar. Tínhamos que acordá-los de 3 em 3 horas e alimentá-los. E foi dando certo. Na quinta, Dr. Jorge passou de manhã e me deu alta. Estávamos ansiosos pela alta dos bebês. O azar é que eles tinham mamado as 5 da manha, e já íamos dar de mamar (por volta das 9h) quando a enfermeira chegou para o teste da glicose. A nota deles deu baixa e o pediatra não deu alta. Disse que se eles melhorassem, daria alta a tarde. E passou complemento pros 2. Eles mamaram no peito, depois tomaram complemento (só um pouquinho) e fizeram outro teste ainda de manhã. E o pediatra então, nos deu alta. 
A equipe do hospital foi super atenciosa comigo: também, além dos bombons que estavam liberados no meu quarto e do hospital estar vazio, todo mundo adora ver bebes gêmeos. 
Adoramos as visitas, especialmente do Caio, que se comportou como um irmão mais velho. Nota 10 pra ele! Quando liguei pra ele na quinta e falei que voltaria pra casa depois do almoço, ele ficou gritando de felicidade no telefone! Amo meus filhos!

Em casa
Até que está caminhando tudo bem. Claro, já passamos noites inteiras sem dormir, mas de um modo geral tá sendo bem mais fácil do que o previsto. Eles são bem tranquilinhos, e com características bem diferentes. 
Meus pais estão por aqui e estão dando aquela super força. A casa ainda está um pouco fora de ordem por conta dessa fase de adaptação, e assim que tudo entrar no ritmo, abriremos nossa casa para visitas! 
Eles já tem certidão de nascimento e nela consta tb o nome do irmão gêmeo. Pra mim, novidade.
Eles já fizeram o teste do pezinho (pessoal do Sabin veio aqui) e foi super tranquilo. Tb depois de tanta picada no pé lá no hospital, tiraram de letra. 
Ainda não sairam de casa. Vamos esperar as vacinas para levá-los para passear pela quadra. 
Ambos mamam super direitinho, mas a Lys ainda deixa rachaduras no bico. Mas já está aprendendo...
Adoram tomar banho! E o Caio adora ajudar no banho. 
Ele, por sinal, continua nota 10. Essa semana tem ido pra escola super empolgado! Mas faz questão de brincar com a gente quando volta da escola.  Troca justa!


Sylvia - mãe de 3

Um comentário: