segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Vem mais gêmeos por aí!

Tenho uma amiga que acabou de descobrir que está grávida de gêmeos e me pediu uma consultoria. Eu adoro dar pitaco para as mães de primeira viagem, de gêmeos então... não vai faltar assunto.
Mas nesses 4 anos de experiência como mãe, aprendi que a maioria das perguntas, não tem resposta padrão. Todas têm respostas certas e erradas, mas a resposta certa para uma pessoa pode ser diferente da resposta para mesma pergunta feita por outra pessoa. O que é bom para uma família pode não ser o mais adequado para outra. Porém, considero super importante a troca de informações para saber as possíveis conseqüências positivas e negativas de cada ação, mais melhor do que isso, é cada mãe conhecer bem as características de cada pessoa da família e pensar em todos na hora de tomar qualquer decisão.

O fato é que eu fiquei pensando quais eram as minhas dúvidas quando estava grávida de gêmeos. E a que veio de primeira na minha mente é: quantas banheiras eu deveria comprar - uma ou duas. Imagina, encher a banheira, dar banho no gemelar 1, esvaziar, lavar, encher de novo, dar banho no gemelar 2, esvaziar de novo. Pensei que seria muito mais prático ter duas. Aí encontrei uma mãe de trigêmeas no restaurante e pedi sua opinião. Ela disse que tinha 3 banheiras, mas que era um caos (com três bebês, será sempre um caos com uma, duas ou três banheiras). Resolvi usar o bom senso e comprar só uma, e se fosse necessário, compraria outra depois.

No primeiro mês, funcionava assim: banheira no quartinho deles, enche, banho 1, esvazia, esteriliza, enche, banho 2, esvazia, esteriliza.
Segundo mês: banheira no quartinho deles, enche, banho 1, esvazia quase sempre, esteriliza limpa, enche, banho 2, esvazia, esteriliza.
Terceiro mês: banheira dentro do box, limpa, enche, banho 1, esvazia, enche, banho 2.
Quarto mês: banheira dentro do box, esvazia, limpa passa uma águinha, banho 1, esvazia, banho 2.

Quinto ao Oitavo mês: banheira dentro do box, esvazia, passa uma águinha, banho 1, esvazia se necessário, banho 2.
Nono ao Décimo Segundo mês: banheira dentro do box (no suporte ou no chão), esvazia, passa uma águinha, banho 1 e 2, tira 1, tira 2.
Décimo Terceiro Mês: banheira dentro do box (no suporte ou no chão), esvazia, passa uma águinha, banho 1 e 2 ou banho 1 e 3 ou banho 2 e 3, tira um de cada vez.
Décimo Quarto Mês: com ou sem banheira. banho simples ou duplo. enxugar um de cada vez, ou os dois ao mesmo tempo.

Agora, aquelas redinhas de banho, que não usei no Caio, estavam na minha lista de "coisas inúteis que estão na lista do enxoval", mas foram super e extremamente úteis, e recomendo fortemente, especialmente para gemelares, que normalmente nascem pequenininhos. Em compensação, o termômetro de banho continua completamente desnecessário (pra mim, claro, que não tenho paciência para depois de encher a banheira, esperar o termômetro me dizer se a temperatura está adequada!).

É isso!
Parabéns pra Carlota, que está começando a maravilhosa aventura de ser mãe de gêmeos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário