quarta-feira, 6 de junho de 2012

Boletim 24 - De volta ao trabalho

Depois de algumas semanas de licença médica, alguns meses de licença maternidade e alguns dias de férias, estou de volta ao trabalho. Falar de "De volta ao trabalho" para uma mãe que teve gêmeos é covardia né. Até parece que eu não trabalhei nesse tempo todo.

Fico imaginando como as pessoas que não tem filhos (e nunca moraram com um RN) devem pensar da licença maternidade: coisas do tipo o bebê dorme o tempo todo, alimentá-lo é só colocar no peito, se chorar é só pegar no colo...

Eu me preparei para voltar ao meu emprego no serviço público e também preparei meus filhos (se bem que eles ainda são pequenos para sentirem minha falta...). Então está sendo beeeem tranquilo. Não tô chorando escondida no banheiro e nem ligando para a escola deles de hora em hora. A única coisa que eu esqueci foi de pensar como os outros me receberiam. Então aí vai as dicas para as mamães que passarão por isso:

  1. Fotos no Celular
    Todo mundo queria ver a foto dos meus tiquinhos. Claro que eu tenho mil fotos deles no celular, mas estão todas misturadas – fotos boas, fotos ruins, fotos que ninguém precisa ver, fotos que o Caio tira... Então recomendo que deixe as fotos mais lindas separadinhas para mostrar para os colegas de trabalho, sem correr o risco de mostrar sem querer uma foto sua com cara de quem acabou de acordar...
  2. Prepare-se para as piadinhas
    A maioria dos comentários é “Já voltou? Passou rápido né?” Mas sempre tem um engraçadinho que fala “Demorou né? Foram quantos anos? Seu filho já tá andando?” Eu sempre sou muito relevante a esses comentários-padrão, dou um sorrisinho e pronto, mas ouvir “não sabia que gêmeos tinha licença dupla” doeu no meu coração... Deu vontade de falar, “ é dupla? Então vim antes da hora! Tchau” mas é claro que eu me segurei (mas não rolou a risadinha básica de jeito nenhum).
  3. Pena, de mim?
    Eu não estou sofrendo nem por ter voltado ao meu trabalho e nem por ter deixado meus fofinhos na escola. E nem to com cara feia (apesar de não estar dormindo 100%), mas as algumas pessoas conversam comigo e sempre incluem um “que pena né?” . Acho que é tipo comentário-padrão mesmo. Eu costumo falar “não, tô tranquila”, mas de tanto ouvir, tô quase ficando com pena de mim mesma... Aí, volto pra minha mesa e repito comigo mesma 3 vezes: “muito bem Sylvia, você é demais!” Se o ouvir coisas repetidas vai mexer comigo, que eu ouça muitas vezes só coisas boas!

É isso! Próximo desafio já tá marcado: amanhã, nossa primeira viagem de avião. Nós 5. Se eu fosse rica, pedia para alguém filmar essa aventura.
Notícias no próximo boletim, ou ao vivo pra os cariocas quem forem nos ver!

Um comentário:

  1. Syl, você é demais sim!!! E sua família linda também! Beijos e boas vibrações para a rotina de trabalho! ;)

    ResponderExcluir