quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Boletim 30 - Porque a noite é feita pra dormir!

Eu sempre olhei com olhos estranhos para o tal do "nana nene". A fama dele é daquelas assustadoras, de deixar o bebê chorando até dormir. As contrárias ao método o faziam parecer assustador, e as defensoras, apesar de adorar os resultados, sempre começam com "é, é o método de deixar o bebê chorando". Ou seja, não é um método atrativo para mães latinas, apaixonadas e tipo "felícia" como eu.  

Mas, eu já estava com o sono bem tumultuado. Cada dia um resolvia acordar de madrugada. E a volta para dormir era uma novela. O pai colocava pra dormir bem facilzinho no começo da noite, e eu penava para fazê-los voltar a dormir de madrugada. Depois de experiências de sucesso com duas amigas próximas, e choros intensos mesmo com colo e carinho, resolvi experimentar. Demorei ainda umas 3 semanas até ler o livro, e depois que li tudo ficou mais claro. Minhas considerações:

1) convardia dizer que o método é "deixar o bebê chorando". o método é para ensinar seu bebê a dormir sozinho. E dentre tantas técnicas que o roteiro ensina (ter um amiguinho, o ambiente igual, a rotina antes de dormir também igual) está o "deixar chorar".

2) o livro se baseia no seguinte fato (que eu não sabia): todos nós acordamos de 3 a 4 vezes por noite, e se tudo estiver do jeitinho que estava, voltamos a dormir normalmente e não lembramos que acordamos. 
O livro me conquistou com isso. Por isso o Caio dormia a noite toda desde bebê e os gêmeos acordam muito. Eles dormem com o pai e no meio da noite estavam sozinhos no berço. Até eu acordaria assustada se dormisse em um lugar e acordasse em outro!

Fiquei na dúvida se fazia os dois ao mesmo tempo, ou um de cada vez, e decidi que começaria pela Lys. A minha lindinha aprendeu a dormir na primeira noite. Lógico que ela estranhou o fato de dormir sozinha, mas bastou 1 dia para aprender. Olha como ela é esperta! Três dias depois, fizemos com o Iago e foi a mesma coisa. Tentou me convencer de que não queria dormir sozinho, mas depois que viu como é fácil, ele não quer outra vida. 

Agora, lá em casa é assim: 18h30 tem o leite materno, logo depois tem a higiene noturna, remédinhos, e às 19h todos os bebês no berço.  Aí é hora de brincar com o Caio! E esse em breve, também vai entrar no esquema (será?)!


Sylvia


Observações:

1) A ideia desse post e do blog não é convencer ninguém de nada. O método serviu para mim, especialmente para meus caçulas, isso não quer dizer que vai servir pra todo mundo (não sei inclusive se se aplica para o Caio). Importante ler o livro e refletir se vale a pena. Ah, eu obviamente não gosto de ver ninguém chorando, muito menos meus gostosinhos (apesar deles serem muito lindos mesmo chorando)!
2) Lys chorou 1h10mim na primeira noite e o Iago chorou 25minutos.

Um comentário:

  1. Lembra?! É só oantar Maria de Nazaré...não sei se pela melodia ou se pra não ouvir a gente cantar...

    ResponderExcluir