terça-feira, 26 de junho de 2012

Boletim 26 - Divirta-se com moderação


Esse fim de semana presenciamos a primeira briga entre irmãos. Iago e Lys disputaram o mesmo brinquedo e acabou, logicamente, em choro. O Iago adora pegar o brinquedo da mão dos outros, e dessa vez, a Lys não vendeu barato. Foi tão bonitinho ver os dois "interagindo", mas acendeu uma luz de alerta na minha cabeça: como vai ser daqui a alguns meses?. Então, resolvi criar regras de convivência entre crianças, sejam elas irmãos, primos ou amigos, aqui na minha casa (ou em outro lugar quando as crianças tiverem sob minha responsabilidade). 


1) Brinquedos não tem dono. 
Todos os brinquedos aqui de casa devem ser compartilhados. Se alguém não quiser compartilhar UM dos seus brinquedos para outra criança, deve guardá-lo dentro do armário e brincar quando estiver sozinho(a). E quem vier nos visitar, se trouxer brinquedo tem que compartilhar. Não tem essa de "é meu". 

2) Brincou, Guardou.
Se não já viu né... Num apartamento pequeno como o meu, em que a brinquedoteca é na sala, se não guardarem os brinquedos, depois de 1 hora não tem espaço para andar...

3) Brinca quem pegou primeiro. 
Não tem essa de que o brinquedo é meu (vide regra um). 
Não tem essa de dá pra ele porque é menor. Nada de prioridades para os menores.
Não tem esse de dá pra ela porque é menina. Nada de prioridades para as mulheres.
Não tem esse de dá pra ele veio brincar com você. Nada de prioridades para as visitas.
Não tem essa de jeito nenhum de dá pra ele porque tá chorando. Corre o risco de todo mundo chorar (criança sabe chorar com uma facilidade) e o problema fica maior ainda. 
Tem que esperar o amigo que pegou primeiro terminar de brincar. 

4) Quer brincar, negocie. 
Sei que não dá pra esperar o amigo terminar de brincar para pegar o brinquedo. O legal do brinquedo é porque tem alguém brincando. Nessa hora vale negociar. Criança com Criança. Do jeitinho deles. Os pais podem ajudar nessa hora. Ajudar! Ajudar não é negociar por eles (sugerir troca de brinquedos, sugerir que cada um fique um tempinho, sugerir que brinquem juntos com o brinquedo, sugerir mudar de brincadeira). Essa habilidade vai ser muito útil no futuro e é bom já ir treinando desde bebê. 

5) Hora de adulto intervir.
Se houver agressão física ou verbal é hora do adulto entrar em ação. Qualquer adulto pode e deve intervir se ver algo desse tipo. Explique o que a criança fez de errado e peça para ela pedir desculpas. Mesmo não sendo seu filho! (não tem essa de cada mãe conversa com seu filho).
Bater e machucar qualquer pessoa aqui em casa é proibido. Mesmo sem querer, tem que pedir desculpas. A criança tem que aprender a ficar atenta para não machucar ninguém.

6) Quase tudo é permitido, mas Atenção ao comando.
Aqui em casa quase tudo é permitido. Pode desenhar na parede (um cantinho específico), colar adesivo na porta, brincar de pula pula no sofá, mas...
Quando eu falar acabou essa brincadeira, é hora de acabar! Se não, eles extrapolam a minha tolerância e pintam a casa toda, rasgam o sofá, fazem guerra de pipoca e chuva de suco de uva.

Ah, e eu também posso criar regras novas a qualquer momento...




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